O Grão de Areia está de volta. O projeto retomou as aulas de beach soccer esta semana nas areias de Mangaratiba, com festas de lançamento nos núcleos da Praia do Saco e de Itacuruçá. Combinando esporte, consciência social e inclusão, o Grão de Areia é um projeto sócio-esportivo que oferece aulas gratuitas de beach soccer para jovens e crianças de 7 a 15 anos em em Mangaratiba e Maricá (vagas limitadas) – Maricá com aulas a partir de janeiro. Idealizado por Marcelo Mendes, instrutor FIFA, Conmebol e CBF Academy, o GDA tem patrocínio da Enel Distribuição Rio via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer / SEEL (Processo SEI: 300001/000849/2023) e já atendeu mais de 1.000 crianças nas duas primeiras temporadas. Com uma proposta pioneira de ensino e prática da modalidade, o GDA combina esporte e inclusão, apto a acolher alunos portadores de necessidades especiais.
– Estamos muito felizes em voltar com o Grão de Areia, em reencontrar a garotada, retomar as aulas em Mangaratiba e Maricá. O projeto tem como propósito combinar esporte, educação, bem-estar, valores e consciência social, ajudando na formação de cidadãos de bem. É um ambiente de muitas trocas, divertido e alegre, que faz com que tenhamos um sentimento de pertencimento, de família. Além das aulas, o GDA oferece muitas experiências únicas, palestras com ídolos, com profissionais da área da saúde, diversas ações que promovem valores e oportunidade de interação com outros núcleos. Estamos entrando no terceiro ano, um ano que vai ser muito especial – afirmou Mendes, experiente técnico com passagens por diversas seleções internacionais.
Em 2025, o GDA volta com novidades. E que novidades! Além de Benjamin, ‘Lenda’ do beach soccer, padrinho do Grão de Areia desde o começo do projeto, chegam para reforçar o time de padrinhos Rodrigo, o ‘R9’, e Mauricinho, tricampeões da Copa do Mundo FIFA, e Benjamin Jr. campeão mundial pela Seleção Brasileira, além da madrinha Dani Barboza, referência da seleção feminina de areia.
– É um privilégio fazer parte desse projeto. Estou desde o primeiro dia e é muito especial ver a seriedade de todos e o carinho da garotada e dos familiares com os professores, com os padrinhos, com o staff do Grão. Estou com saudade das crianças – afirmou Benjamin, tetracampeão mundial FIFA e um dos maiores nomes da modalidade.
– Quando recebi o convite para participar do projeto, fiquei muito feliz porque iniciativas como essas são oportunidades para os jovens de aprendizado, de assimilar valores do esporte, conviver em grupo, sonhar e ter um futuro. Estou bem ansiosa para conhecer as crianças, as meninas do Grão, vai ser muito bacana – disse Dani.
O projeto Grão de Areia Beach Soccer tem apoio da FEBSERJ (Federação de Beach Soccer do Estado do Rio de Janeiro), das prefeituras de Mangaratiba e Maricá, e de Nedel, fornecedora oficial de bolas e material esportivo. Todos os instrutores e técnicos do GDA passaram por capacitação com a metodologia desenvolvida exclusivamente para o projeto. Os núcleos também contam com o apoio de assistentes sociais.
Siga o Grão de Areia nas redes sociais:
Instagram: @projeto.graodeareia
X: @graodeareia_bs
FB: @graodeareiabeachsoccer
LinkedIn: Projeto Grão de Areia




